segunda-feira, 30 de julho de 2012

Ecoprofetas apresenta projeto para  comitiva de vereadores e estudantes de Antônio Prado 



 

Nesta segunda-feira, dia 30 de julho, uma comitiva composta pelo presidente da Câmara dos Vereadores do município de Antônio Prado, Gilmar Soares, pelo vice Pedro Dutra e pelo secretário Gilmar Pontel, visitaram o Associação de Catadores de Material de Porto Alegre/Ilha Grande dos Marinheiros.  O objetivo foi conhecer o trabalho do Ecoprofetas, organizado pelo Projeto Caminho das Águas e, que conta com o patrocínio do Programa  Petrobras Desenvolvimento & Cidadania da PETROBRAS).
Os representantes foram acompanhados por alunos da Escola Estadual Ulisses Cabral, Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Irineu, Instituto Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, Escola Municipal de Ensino Fundamental João XXII, Escola Estadual de Ensino Fundamental Narciso Verza e da Escola Estadual de Ensino Médio Santana.


A delegação foi recepcionada pelo coordenador do projeto Ecoprofetas, Antônio Cecchin que durante sua fala ressaltou a importância de socializar o cotidiano das Associações em especial para as crianças que são os futuros ‘cuidadores’ do planeta. “ A reciclagem é uma solução para o lixo e para humanidade e a agora contamos com o patrocínio da Petrobras, que acreditou no projeto e que está junto com a gente. A partir desta parceria estamos conseguindo melhorar a infra-estrutura física dos galpões além de conseguir novos equipamentos como elevadores, prensas e carrinhos que também estão sendo entregues para as associações necessitadas. Receber esta comitiva de Antônio Prado nesta Associação, que foi pioneira no projeto de reciclagem, é um orgulho! Esperamos que este belíssimo exemplo posso ser concretizado no município de vocês”, disse Irmão Antônio Cecchin.

O presidente da Câmara de Vereador, Gilmar Soares, conhecido ‘Catista’, porque trabalhou por dez anos como catador de material reciclável  contou que mesmo após assumir o mandato de vereador continuou trabalhando. “Para mim isso não é lixo é sim de trabalho digno, pois foi com ele que sustentei minha família. Na verdade ele é uma fonte de renda que ajuda o meio ambiente.  Já temos uma associação encaminhada que está a espera da liberação da FEPAM (Federação  Estadual  de Proteção Ambiental). Este projeto é essencial para mim e vou continuar nele independente de cargo de qualquer cargo público”, argumentou.


Já o vice-presidente da Câmara, contou que a visita também faz do projeto Aluno Cidadão, iniciado em 2011, do qual o tema central é o meio ambiente que já tem um projeto de Usina de Reciclagem, que de acrdo com o relato do presidente aguarda liberação da FEPAM. “Este ano o foco é criar uma Associação de Reciclagem de Lixo do Aluno, por isso, decidimos conhecer a Associação de Catadores de Material de Porto Alegre/Ilha Grande dos Marinheiros”, disse Pedro Dutra.

De acordo com o secretário Gilmar Pontel, há também no projeto a preocupação em relação a natureza e ao meio ambiente que em sua avaliação está cada vez mais degradado "a reciclagem é uma das formas de reverte os malefícios causados até então pelo homem".

 

Após a visita à associação a comitiva recebeu a benção do Irmão Antônio Cecchin na Igreja local da Comunidade cuja padroeira é Nossa Senhora Aparecida das Águas - a imagem foi restaurada depois de ser encontrada por catadoras em sacos de lixo.