terça-feira, 31 de julho de 2012


Sapucaia do Sul terá coleta seletiva e reciclagem



Após uma longa luta para conseguir um espaço para trabalhar coletivamente, a cooperativa COOPREVIVE, assinou com a Prefeitura, o Termo de Cessão de Uso de um prédio da antiga Escola Ambiental localizado ao lado do Aterro Sanitário. O ato ocorreu durante a Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Resíduos, no dia 19 de julho. Na mesma ocasião, o Sr. Ivan, Secretário Municipal de Meio Ambiente, anunciou que será implementada coleta seletiva no município, operada por empresa terceirizada e que fornecerá materiais recicláveis para a Cooperativa fazer a triagem e transformar em renda.
 Para início das atividades será necessário realizar algumas melhorias no prédio, aquisição de equipamentos, trabalho de educação ambiental e a preparação da COOPREVIVE  para exercer o trabalho coletivo, pois os associados até agora exercem a atividade de catação individualmente.

A Cooperativa conta com diversos parceiros, entre eles o Projeto Ecoprofetas, da Associação Caminho das Águas, que conta  com o patrocínio  do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania,  que já vem realizando ações junto a este coletivo. O projeto fará  a aquisição de prensa, balança, e equipamentos de proteção individual. Os educadores   Roque Spies e Odete  Maria Faustino Spies  darão  assessoria técnica e organizativa no trabalho de reciclagem.