quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Esteira vai melhorar trabalho e aumentar renda da Cooperativa Renascer

A Associação Caminho das Águas - Projeto Ecoprofetas, patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, entregou uma esteira para o coletivo de catadores Cooperativa Renascer, no bairro Guajuviras, em Canoas, na segunda-feira (24/9). Na solenidade, a associação esteve representada pelo seu coordenador geral, Irmão Antônio Cechin, os educadores Pilato Pereira, Roque e Odete Spies, que acompanham o coletivo. Também estiveram presentes na solenidade de entrega do equipamento representantes da Tecnosocial Unilasalle e da Prefeitura Municipal de Canoas, através da Secretaria de Meio Ambiente.
 
Roque Spies explicou como se deu o processo para a participação do coletivo no projeto, que busca melhorar as condições de trabalho dos catadores. Consultados os coletivos sobre suas principais demandas, a Cooperativa Renascer indicou como prioridade a aquisição de uma balança, uma esteira e equipamentos de proteção individual (EPIs), bem como o acompanhamento de educadores para a formação interna e a questão da segurança alimentar.
 
Impulso
Eugênio Ávila, diretor de Resíduos e Coleta Seletiva da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Canoas, agradeceu a parceria da prefeitura do município com a Associação Caminho das Águas. "Uma parceria que muito contribui com nosso objetivo de ampliar a coleta seletiva na cidade”. Destacou também que Canoas foi pioneira na implementação da Política de Resíduos Sólidos, onde as cooperativas de catadores são protagonistas na Coleta Seletiva.
A representante da Tecnosocial Unilasalle falou de sua alegria com o evento e do trabalho em parceria com o Ecoprofetas. “É uma satisfação para a gente estar nessa parceria que muito contribui com a melhoria do trabalho dos catadores”, afirmou Lourdes.
 
Novo equipamento foi demandado pelo coletivo

Os coordenadores da Cooperativa Renascer agradeceram pela parceria e pela presença dos educadores que acompanham o coletivo. “Foi a presença dos educadores do Ecoprofetas e a possibilidade da vinda da esteira que melhorou a nossa realidade. É muito mais que uma esteira e uma balança, é um impulso na nossa vida e na organização”, salientou Michele Ferreira. Adair, um dos cooperados, disse que está há muitos anos na organização e agora começou a ver melhorias.
Profetas da ecologia
Irmão Antônio Cecchin se emocionou ao falar. "Imaginem a minha emoção em ver vocês recebendo este equipamento para facilitar o trabalho, melhorar a renda e, consequentemente, a vida das famílias”. Para ele, os catadores carregam a fé como teimosia, "a fé na transformação que o ser humano é capaz de fazer”. Observou que os catadores lutam com perseverança por seus objetivos e demandas, que são os verdadeiros profetas da ecologia. "Eles denunciam o consumismo, anunciam a era da ecologia e são vocacionados para salvar a vida do Planeta”.
 
Irmão Cechin também avaliou que Canoas tem a melhor legislação de reciclagem que conhece e destacou o empenho do governo local em contribuir para a melhoria das condições de vida dos catadores.
Após a solenidade, os recicladores inauguraram a esteira com muita animação e, para festejar o momento, a cooperativa brindou os participantes com um coquetel. No restante da tarde, os trabalhadores, com o auxílio dos educadores do Ecoprofetas, realizaram na esteira um treinamento do novo modo de fazer a triagem.