quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Projeto Ecoprofetas é lançado no Palácio Piratini

O Projeto Ecoprofetas, desenvolvido pela Associação Caminho das Águas com patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, foi lançado oficialmente na terça-feira (20/11/12) em cerimônia no Salão Alberto Pasqualini, do Palácio Piratini.
O evento contou com a presença do Governador do Estado do RS, Tarso Genro; do Gerente de Relacionamento Comunitário da Petrobras, José Aparecido Barbosa; do Secretário de Estado de Economia Solidária, Maurício Dziedricki; do Coordenador Geral do Projeto Ecoprofetas, Irmão Antonio Cechin; secretários de meio ambiente de Canoas e Sapucaia do Sul; de lideranças sindicais, como Claudir Nespolo (CUT/RS) e Celso Woichekowsky (Sintae/RS); e dos catadores/recicladores, como Geraldo Cimi (Rede de Catadores) e Alex Cardoso (Movimento Nacional dos Catadores).
Coordenador do Ecoprofetas, Irmão Cechin fala durante evento no Piratini
Compareceram também mais de uma centena de trabalhadores dos 14 galpões de reciclagem da Região Metropolitana de Porto Alegre e do Vale dos Sinos, que integram o projeto.

Coletivos - Na oportunidade, Irmão Cechin fez uma breve histórico da luta dos catadores pela valorização da profissão, a importância de seu trabalho por um planeta mais limpo e sustentável, a sensibilização da sociedade para a importância da separação e melhor aproveitamento do lixo e material reciclável. Agradeceu o patrocínio da Petrobras e o apoio do Governo gaúcho e enalteceu a organização dos trabalhadores em coletivos, na busca de melhorias no trabalho e renda dos galpões de reciclagem. Irmão Cechin solicitou a renovação do projeto junto à Petrobras, para que possa ser ampliado e consolidado.

O Governador Tarso Genro destacou a importância das políticas de inclusão social desenvolvidas a partir do Governo Lula e as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010 e que deve ser implementada por Estados e Municípios. A legislação prevê a valorização dos catadores e sua organização em cooperativas de trabalho.
O gerente de Relacionamento Comunitário da Petrobras, José Aparecido Barbosa, demonstrou sua satisfação com a amplitude do Projeto Ecoprofetas e garantiu que a Petrobras continuará sendo parceira de iniciativas que valorizam a economia solidária e a inclusão social.

O evento encerrou com a apresentação do Grupo de Percussão do Ecoprofetas, trabalho de musicalização e interação social desenvolvido com dezenas de filhos de catadores, coordenado pelo professor Gelson Bento.