segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

A 8ᵃ edição da Bicicletada Caminhos de Sepé ocorre de 1° a 8 de fevereiro entre Rio Pardo e São Gabriel

A 8ᵃ edição da Bicicletada Caminhos de Sepé esteve na pauta da reunião ocorrida na Prefeitura Municipal de São Gabriel, dia 9 de janeiro, entre a Associação Caminho das Águas, o Prefeito Roque Montagner, secretários municipais, entidades e lideranças indigenistas.

O grupo discutiu as formas de contribuição, de cada parte envolvida, na organização do evento, que acontece entre os dias 1° a 8 de fevereiro de 2015. A 8ᵃ edição da Bicicletada Caminhos de Sepé percorrerá cerca de 228 quilômetros entre as cidades de Rio Pardo e São Gabriel, com a participação de índios Kaingangues e jovens da Região Metropolitana de Porto Alegre. A previsão dos organizadores é que 60 ciclistas percorram o trecho onde São Sepé Tiarajú lutou até a morte, para defender a terra e os direitos indígenas. O soldo desta batalha com os exércitos da Espanha e Portugal foi a morte do Sepé e de mais 1400 índios.
A programação do evento será definida até 15 de janeiro e contemplará o percurso de bicicleta de 5 dias (entre 1° e 5 de fevereiro) entre as cidades de Rio Pardo e São Gabriel. E de 5 a 8 ocorrerão inúmeras atividades organizadas pela Prefeitura de São Gabriel,CIMI, Associação Caminho das Águas  e representantes  indígenas da região. Também está previsto um ato na Sanga da Bica, onde tombou Sepé no dia 7 fevereiro de 1756, que foi local onde os Portugueses prenderam o índio Sepé. Neste local, o coordenador geral da Associação Caminho das Águas, Irmão Antônio Cechin, fará uma forte reflexão sobre a luta dos povos indígenas, abordando questões históricas e atuais da luta.