segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

8ᵃ Bicicletada Caminhos de Sepé terminou em São Gabriel

Nos últimos dias da 8ᵃ Bicicletada Caminhos de Sepé, os ciclistas que percorreram cerca de 228 quilômetros entre as cidades de Rio Pardo e São Gabriel entre os dias 1° a 8 de fevereiro, acompanharam a programação comemorativa organizada pela Prefeitura de São Gabriel. A Semana de Celebração dos 259 anos da morte de Sepé Tiaraju contou com uma Exposição sobre a vida deste herói, entre outras atividades.

De acordo com o prefeito de São Gabriel Roque Montagner, esta é uma história de muita garra e honra para todos. “Sepé Tiaraju que já está imortalizado pela frase “Esta Terra Tem Dono” tombou aqui em São Gabriel na Sanga da Bica. Deixamos o reconhecimento público da Administração Municipal a todos envolvidos na organização desta semana de atividades”, salientou o prefeito. Em suas manifestações: José Fernando dos Santos - em nome do Museu, o cacique Natalino representando os povos indígenas e a secretária Maria Luíza (Malú Bragança) foram unânimes em destacar a importância de celebração dos 259 anos da morte de Sepé Tiaraju.


“Devemos refletir os 365 dias do ano sobre a saga dos indígenas de Norte a Sul do País e é necessário que se façam mais outros Sepés. Diante da Guerra Guaranítica, fica a pergunta: Quem eram os verdadeiros selvagens?”, disse Fernando. Me honro muito da minhas descendências representando as origens indígenas, entre elas, Caingangues, Guarani e Charrua, e nesta semana valorizar e lembrar do grande líder Sepé Tiaraju”, afirmou o Cacique Natalino. Já a secretária Malú Bragança ressaltou: “Estamos vivendo um momento histórico de reflexão, garra, luta e superação. Que isso sirva como mobilização para o ano que vem comemorarmos os 270 anos da morte, onde temos o dever de ensinar cada vez mais os nossos jovens sobre a história do povo indígena e sua colaboração para o Brasil”, disse Malú.