quarta-feira, 8 de julho de 2015

Caminho das Águas lança na Câmara de Porto Alegre livro Oitavo povo das missões – Além da reciclagem (no feminino) e DVD Memória, Afeto e Reciclagem

A Associação Caminho das Águas, através do Projeto Caminho das Águas, com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, lançou a obra Oitavo povo das missões – Além da reciclagem (no feminino), composta de dois volumes, e o vídeo com o filme Memória, Afeto e Reciclagem, no dia 7 de julho, no Plenário Ana Terra (Câmara de Vereadores de Porto Alegre).
A cerimônia de lançamento iniciou com a encenação teatral do grupo Bicicleteiros de Sepé e contou com a participação de diversas autoridades e pessoas identificadas com o desenvolvimento da reciclagem no Rio Grande do Sul, como o procurador do MP/RS, Carlos Paganella, os vereadores Marcelo Sgarbossa (PT), Jussara Cony (PCdoB) e o advogado Jaques Alfonsin. O coordenador do Projeto Caminho das Águas e um dos pioneiros da reciclagem do Estado, irmão Antônio Cecchin, dedicou o livro e o filme às pessoas que acreditam neste trabalho e abordou fatos históricos relacionados com os oito povos das missões. Paganella citou o escritor Edgar Morin, que diz que o impossível significa provável. E que é assim o envolvimento nos galpões. Alfonsin acrescentou dizendo que o trabalho unido, inspirado na fé e na esperança constrói um mundo mais fraterno. “Hoje o resíduo não é mais só do pobre, pois as grandes empresas estão reciclando o resíduo que produz. Este trabalho é muito importante para a natureza e todo Meio Ambiente”, salientou a recicladora Beatriz Aguiar.

.“Graças à Petrobras – como empresa de todos os brasileiros – e o Programa Petrobras Socioambiental, hoje podemos ter acesso ao registro de uma caminhada de mais de trinta anos, em um conjunto de dois volumes e filme: um livro-texto e um álbum-documentário., disse Yolanda De Antoni, coordenadora administrativa do Projeto Caminho das Águas.

LIVRO - O primeiro volume, organizado pelos pioneiros da reciclagem no Estado, Matilde Cecchin e Antonio Cecchin, é um álbum-documentário. Totalmente ilustrado, foi editado de forma acessível e popular. O volume 2, organizado pelo Grupo Ecomulheres, traz a história da reciclagem por meio de textos assinados por protagonistas no desenvolvimento da reciclagem no Rio Grande do Sul. A edição é da Libretos Editora.


VÍDEO - O vídeo Memória, Afeto e Reciclagem apresenta um olhar feminino sobre uma atividade desenvolvida basicamente por mulheres, que engloba o modo como o ser humano se relaciona com o meio ambiente, com o consumo, com o ciclo da vida, com o ciclo do lixo. Gravado em maio de 2015, o vídeo tem direção de Felipe Diniz e produção da Casa de Cinema de Porto Alegre.