Projeto

O Projeto EcoProfetas


O Projeto EcoProfetas resulta de experiências concretas de mais de 30 anos do militante social Irmão Antonio Cecchin junto aos catadores/recicladores e conta com uma equipe de profissionais diversos e com conhecimento dessa realidade para execução das ações previstas.


Entidade executora: 

Associação Caminho das Águas

Patrocínio: 

Petrobras - Governo Federal do Brasil

Objetivos: 

Promover a organização dos catadores(as), visando seu protagonismo, capacitando-os para serem multiplicadores junto aos seus coletivos de trabalho na Região Metropolitana na construção de um mundo econômica e ambientalmente sustentável. O projeto vai se refletir na melhoria da renda e qualidade de vida dos catadores.

As ações estão organizadas em três grandes eixos: 

Organização, Articulação e Gestão: diagnóstico, articulação com a rede de serviços e assistência, formação e trocas de experiências, garantir melhorias nas condições de alimentação Cidadania e Garantia de direitos: parcerias com serviços públicos e sociedade civil organizada para melhoria da renda dos catadores(as), legislação específica Infraestrutura e Sustentabilidade: melhorias e constituição da rede de comercialização.

Execução: 

De maio/2014 a maio/2015 
Coordenação: Antonio Cecchin, Roque Grazziola e Yolanda De Antoni
Telefone de contato para informações: (51) 3061.1113 
E-mail: ecoprofetas@gmail.com

Metodologia: 
 
O projeto EcoProfetas - Caminho das Águas, em todas as Unidades de Catadores em que trabalha, não costuma descansar enquanto não conseguir das Catadoras/es, a absoluta convicção de que não podem, como gente pobre, trabalhar de maneira outra que não seja o TRABALHO EM MUTIRÃO. Aliás, o Mutirão é o mais belo e admirável florão da cultura legada pelo povo-raiz dos Sete Povos das Missões do Rio Grande do Sul, isto é o Povo guarani-missioneiro. Pobre, no Rio Grande e mesmo no Brasil inteiro, quando trabalha junto, trabalha sempre em MUTIRÃO. Todo mundo sempre trabalha pegando junto em todas as pontas. E se der algum ganho em dinheiro, tudo é repartido fraternalmente, todos ganhando absolutamente igual, sem privilégio de espécie alguma. Portanto, em Mutirão, tem-se transparência total e também fraternidade total. Trabalha-se sempre como família ampliada.

Outros conceitos importantes: 

Princípios da Economia Solidária: autogestão, desenvolvimento ou trabalho coletivo ou cooperado, solidariedade, sustentabilidade.

Ecofeminismo

Transparência: nas ações do projeto e na gestão das unidades .
Mobilização social: convocação de vontades de sujeitos que compartilham sentimentos, conhecimentos e responsabilidades para a transformação de uma dada realidade, movidos por uma causa de interesse público.